Hoje vou deixar-vos uma receita para dias felizes, e que está ao alcance de qualquer um!
Os dias de festa em família sucedem-se, a Páscoa está aí à porta e aproxima-se já o Dia da Mãe. Sabemos que as mães nunca pedem muito ou mesmo nada daquilo que nos dão o ano inteiro, a vida toda. Mas um pequeno gesto que seja, um mimo, um beijo, esses não podem faltar especialmente neste que é o seu dia.
Logo a seguir temos o Dia da Criança, e o bom tempo traz-nos ainda outras festas de família: comunhões, alguns batizados e até casamentos!
A receita que vos trago para celebrarem estes dias é infalível: Brigadeiros de Chocolate Gourmet. Mas esta não é uma receita qualquer.
Foi-me enviada do nosso país irmão, e por quem percebe mesmo do assunto: um brasileiro! O brigadeiro está para o Brasil como os pastéis de nata estão para Portugal, e lá existe uma procura incessante pela melhor receita de brigadeiros. Por isso a minha enorme gratidão ao Nelson Feliciano, que nesta matéria dá uma verdadeira aula, e que com um enorme coração e simpatia contou-me os segredos para fazer o brigadeiro perfeito. Por isso fazem sempre tanto sucesso quando os faço.
Um dos segredos consiste na qualidade dos ingredientes. É fundamental utilizar-se bons produtos e um bom chocolate para obter aquela consistência cremosa, suave, e deliciosamente irresistível que seduz até os mais cépticos. As nossas Tabletes de Chocolate Negro 55% Cacau ou de Chocolate de Leite Caramelizado são sem dúvida excelentes escolhas: Uma para gostos mais equilibrados , a outra para os gulosos sem reservas!
Metam as “mãos na massa” sem receios. Garanto que vão receber de volta muitos elogios e sorrisos de felicidade e gratidão!
Brigadeiros Gourmet de Chocolate negro 55% Cacau / Chocolate de Leite Caramelizado
Rendimento: 35 unidades de 10gr
Ingredientes:
1 lata de Leite Condensado Nestlé ( 400gr);
2 e 1/2 tabletes Amor de Chocolate 55% Cacau ou de Leite Caramelizado (200gr) ;
150gr de natas líquidas 18% Président;
30 gr de manteiga Président (uma colher de sopa)
Splits de chocolate de leite ou branco ou cacau em pó para cobrir
Leve todos os ingredientes num tacho (de preferência com fundo grosso) , a calor baixo/ médio. Cozinhe mexendo com uma colher sem parar até dar o ponto, o que acontecerá dentro de 20 a 25 minutos. Colocar num prato, deixar esfriar e cobrir com filme de cozinha. Deixar descansar cerca de 6 horas ou de um dia para o outro. Enrole bolinhas com as mãos e passe depois pelo cacau em pó ou splits de chocolate de leite ou branco.
Aqui vão dicas valiosas:
Para nunca errar o ponto de um brigadeiro é muito fácil: Quando a massa começa a soltar-se do tacho, e quando ao passarmos a colher no fundo faz uma “estrada” sem que a massa a cubra imediatamente, quer dizer que já está no ponto. Para ter a certeza, tire o tacho de cima do calor e coloque um pouquinho da massa na mármore da sua bancada ou num prato. Espere uns cinco ou dez minutos. Se a massa descolar facilmente da mármore , formando uma bolinha, então está pronta. Se pelo contrário , ela ficar pegada à mármore sem ficar moldada, leve o tacho mais um pouco ao calor só mais uns minutos. Repita o procedimento para verificar se já chegou ao ponto.
Mais dicas: Depois do fogo desligado, mexa com bastante intensidade a massa do brigadeiro, isso dará um brilho extra. Despeje o conteúdo num prato de cerâmica ou vidro, mas nunca de inox (absorve e mantém calor). Se fizer a receita com chocolate de leite caramelizado, pode reduzir ou mesmo eliminar a manteiga. É uma questão de gosto. Por fim nunca é demais dizer que a qualidade e quantidade certa dos ingredientes faz toda a diferença!
Bom proveito e sejam felizes!